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Dicas de como criar conteúdo para Instagram

Escrito por Iuri Glaucio 19 de Fevereiro de 2018
Dicas de como criar conteúdo para Instagram

Criar conteúdo de qualidade é a melhor forma de atrair usuários ao seu site ou blog corporativo, também é a melhor forma estratégica para aumentar o número de seguidores de seu perfil, seja ele comercial ou pessoal.  

No entanto, realizar uma estratégia de marketing de conteúdo para o Instagram bem planejada e bem desenvolvida não é nada fácil, e muitas vezes há a necessidade de contar com profissionais que estejam junto com você trabalhando para desenvolver peças publicitárias, textos, imagens, entre outros recursos, afim de atingir os objetivos que a sua marca propõe.   

Para isso, vou compartilhar aqui com vocês algumas dicas e características para desenvolver um bom conteúdo para o Instagram   

Fale a língua do Instagram
  
Nesse ponto é importante entendermos que o Instagram é uma rede social com conteúdo artístico, e não tão somente comercial. As pessoas estão ali para consumir conteúdo que tragam algum valor a elas, principalmente um valor emocional.   

Dirija-se a geração do Instagram
   
Tom e linguagem aqui são extremamente decisivos para a autonomia do seu post. É preciso estudar a persona do seu público, ter em mente que você não é o alvo do conteúdo também é extremamente importante. Para isso é necessário conhecer a geração e os melhores horários para interagir com o seu público-alvo. Uma dica aqui é que se seu perfil for comercial, você pode ter acesso as estatísticas da sua conta, assim podendo saber qual a faixa etária do seu público e o gênero predominante em sua conta.   

Surpreenda e deslumbre
  
Utilizar a criatividade para chamar a atenção do seu público é um ponto importante, ter perfis de referência e inspirar-se com o que eles postam, ou reinventar algo que já foi realizado é uma forma de surpreender o seu público. Para isso, encontre a sua voz!   Em seu livro Contágio, Jonah Berger comenta que há 6 princípios para contagiar, são eles:   

Moeda Social
 
Compartilhamos coisas que geram uma boa imagem para nós.   

Gatilhos
 
Manter o conteúdo “Top of mind”, na ponta da língua é um fator primordial no processo.   

Emoção
 
Quando nos importamos, compartilhamos! 

Público
 
Feito para aparecer, feito para crescer. 

Valor prático
 
Compartilhar novidades que podem ser de fácil uso para o seu público. 

Histórias
Transforme seu conteúdo em uma história e isso será lembrado por muitos.   

Existem diversos princípios que são importantes para obter um bom resultado em seu marketing de conteúdo, mas é preciso estar atualizado e tentar compartilhar o que o seu público tem interesse!  

É preciso executar uma estratégia através do princípio “AIDA” (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), e montar uma planificação onde o processo do seu post passa desde a atenção até a ação. Para isso, traduzo isso no Instagram de uma forma simples como uma autonomia/conversão do post, na imagem abaixo podemos observar o processo que uma publicação tem no Instagram:       

Conteúdo publicado seria o momento da atenção, “likes” e comentários se traduziria em interesse e desejo, menção de amigos conduz o momento de compartilhar o desejo com os outros e o “repost” se traduz em ação, que é quando o seu conteúdo é compartilhado para muito mais pessoas!  

Como você pode ver, se trata de um processo complexo, no entanto se trata de conhecer seu público, entender as reais necessidades e desejos dele, e comunicar-se com ele da melhor forma possível! Sem dúvida, podemos afirmar que o marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de atingir seu público. 
 
Desenvolva hoje mesmo a sua estratégia e você notará resultados em breve!  

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