Rota 3 Agencia Full
nossas midias sociais

Como Parar De Procrastinar E Ser Mais Produtivo

Escrito por Herica Ponsiana 12 de Janeiro de 2018
Como Parar De Procrastinar E Ser Mais Produtivo



Quando decidimos empreender nos deparamos com um cenário no qual somos o “faz tudo”, onde é necessário pensar sobre a criação do negócio, a produção, operar o projeto, vender, cuidar da equipe, fazer networking e muitas vezes ainda ser o financeiro e o faxineiro aos finais de semana quando a grana está curta. Ufa.... Para ser empreendedor muitas vezes é necessário ser um SUPER herói para dar conta de tudo.

Claro, que sabemos que algumas demandas e atividades vão ficando para trás, a rotina operacional vai engolindo o dia-a-dia e a estratégia e visão a longo prazo do negócio é deixada de lado.

Desta forma é muito importante que o empreendedor entenda que para crescer é necessário “respirar”, para que possa conseguir pensar nas estratégias que levam sua empresa para um próximo nível e, um dos fatores predominantes é a gestão de tempo. Esta é a principal queixa dos meus clientes empreendedores que estão no processo de Coaching. A procrastinação e a dificuldade na gestão do tempo. Eles dizem que não sabem lidar com as tarefas, com as prioridades que surgem no seu dia e isso vai consumindo e os deixando frustrados.

"Grande parte do estresse que as pessoas sentem não vem de ter muito o que fazer. Ela vem de não terminar o que começaram. "   David Allen

O efeito disso? A bola de neve de tarefas acumuladas, auto estima baixa e passam os dias envolto a negatividade e com aquela sensação " Não estou conseguindo gerenciar meu tempo" " Não estou conseguindo fazer nada que eu queria". Então o que fazer para conseguir sair da sensação de sufoco e começar a dar os primeiros passos para a realização de suas atividades?

Aqui vão 6 dicas para ajudá-lo a parar de procrastinar e começar a viver a sua vida mais plenamente.

1. Coloque todas as tarefas em um papel !
Pegue uma folha e comece a escrever todas as suas tarefas, faça uma lista de tudo o que você tem que fazer. Depois de feito isso, liste a prioridade e urgência de cada uma delas, ou seja, de 0 à 10 qual grau de urgência e de prioridade de determinada tarefa. Quais delas você pode delegar? E o que pode descartar? Quais destas atividades te aproximam da sua meta? E quais te afastam? Só o fato de escrever já vai trazer um grande alívio.

2. Comece a fazer ?
Depois de definir quais tarefas são prioritárias e urgentes, então comece a fazer as que estão com as notas maiores. Dê o primeiro passoOcorre que quando temos uma atividade que não gostamos de fazer, vamos deixando para depois e isso vai consumindo sua energia e tendo sempre uma desculpa para fazer em outro momento. 

Minha dica
:
Comece com algo pequeno e não pense no TODO, no grande PROJETO. Pense o seguinte, o que tem que fazer antes para que aquela grande tarefa seja realizada? Sempre tem uma pesquisa inicial, uma conversa com fornecedor, um levantamento inicial. Comece a fazer " Feito é melhor que perfeito.

"Você não tem que ver a escada inteira, apenas dê o primeiro passo." Martin Luther King Júnior.

3. Antes de começar seu dia.
Quando iniciar seu dia, escreva estas perguntas e as responda. Quais são as suas três prioridades para aquele dia? O que faria esse dia ser produtivo para você?

4. Foco no AGORA!
Quando estiver fazendo a tarefa priorizada, comece ela e mantenha seu foco para finalizá-la. Reflita sempre: Porque é importante esta tarefa para mim? O que vou ganhar e perder se fizer ou se não fizer esta atividade?  Portanto, foque em sua tarefa, comece com 15 minutos de atenção plena ao que está fazendo, sem se desviar para a internet e outras distrações. Você comprovará que terminará seu dia satisfeito e feliz.

5. Termine o que começou!

"Nada é tão cansativo quanto o enforcamento eterno de uma tarefa incompleta" William James

Quando não damos o primeiro passo para realizar algo, você pode se sentir muito mal, mas não terminar o que você começou também é uma forma de deixá-lo com uma frustração e negatividade muito grande. 

Cada vez que não começa algo ou não vai até o fim com uma atividade, fica uma energia presa a um ciclo que se repete e aquela sensação que não está saindo do lugar permanece diariamente. Por isso CUIDADO, com o que deixa sem terminar para que você não seja impactado em as áreas de sua vida. Claro que não estou dizendo que você tem que terminar um livro ruim que começou, ou que tem que finalizar algumas coisas que neste momento não fazem sentido. O que estou dizendo aqui é que comece a construir o hábito de mudar o que não está bom e finalizar o que te ajuda a se aproximar de sua meta e objetivos.

6. Enfrente o seu medo.
"A procrastinação é o medo do sucesso. As pessoas procrastinam porque eles têm medo do sucesso que sabe que vai resultar se avançar agora. Porque o sucesso é pesado, carrega uma responsabilidade com ele, é muito mais fácil procrastinar e viver no "Algum dia eu vou" filosofia ". Denis Waitley

Eu acredito que é mais fácil viver assim "um dia ..." eu termino isso, amanhã vejo se vou ter tempo. Porque agir requer esforço, planejar requer dedicação e correr os riscos de cometer erros e tropeçar no meio do caminho podem acontecer e faz parte da construção de qualquer projeto. Adiar é uma decisão de não assumir a responsabilidade de sua própria vida.

A escolha mais fácil pode vir com uma sensação de conforto, com um certo nível de fracasso, com aquela dor de pensar nas coisas que nunca se atreveu a fazer, mas que no fundo gostaria de saber o que teria acontecido se tivesse tomado mais ação e obtido maiores chances.

Qual decisão você quer tomar?
 Enfrente seu medo do sucesso, medo de ficar em evidência, de iniciar um novo projeto, de não conseguir fazer o que quer, entre tantos outros medos que nos apavoram, porém, são eles que nos tiram a chance e oportunidade de sentir-se mais vivo. Não deixa a procrastinação roubar seu tempo, seus sonhos e seus projetos.Coloque em prática estas dicas e tenho certeza que dará um grande passo em sua vida.

Herica Ponsiana
Life Coach & Executive Coach; Membro da International Association of Coaching; Praticante de PNL; Certificada Cambridge e Business na Austrália; Fundadora da empresa OneMind Desenvolvimento Humano. Graduada em Comunicação Social e Especialista em Inovação, Organização e Gestão de Pessoas pela FGV e mais de 10 anos de experiência na área comercial e gestão de equipe.

instagram


    facebook